Bem vindo ao fórum Astronomia PT
Para você ter maior interação com os outros membros deste fórum, é necessário a realização de um pequeno cadastro. Ao completar o registro e efeturar o login com seu usuário e senha terás acesso a todo conteúdo publicado.
Essa mensagem será removida quando o login for realizado.
LoginCriar uma conta

Observar em segurança o eclipse solar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Observar em segurança o eclipse solar Empty Observar em segurança o eclipse solar Qui maio 07, 2015 5:22 pm

Admin

Admin
Administrador
Administrador
A observação do sol, mesmo com o auxílio de aparelhos óticos, causa graves riscos para a visão humana se os procedimentos de segurança corretos não forem acautelados. Uma má utilização dos filtros solares ou de aparelhos de observação, assim como a observação directa, podem causar cegueira instantânea ou gradual sem regressão!

É obrigatório o uso de filtros solares oculares e fazer a observação por tempos curtos!

A utilização de filtros solares para proteção dos olhos (filtros oculares) ou de equipamentos adequados para observação dos eclipses solares, é absolutamente imperiosa. Estes filtros especializados reduzem drasticamente toda a radiação solar: ultravioleta, visível e infravermelha. Só através deles se poderá observar um disco solar luminoso bem definido, porém, não deve fazer uma observação continuada do sol mesmo usando os filtros solares. As características físicas destes filtros traduzem-se por uma transmitância inferior a 0,003% na banda visível e inferior a 0,5% no IV próximo.

Se usar óculos deve colocar os filtros solares oculares antes deles e não esforce a vista. Não tendo os meios adequados é preferível desistir da observação direta e recorrer à observação por projeção, que aumenta a imagem e proporciona uma visão segura e confortável.

Prefira a observação do sol pelos métodos de Projeção !

As observações de maior segurança e que permitem um bom resultado, recorrem à projeção da imagem solar num alvo, ou fazem-se através dum telescópio equipado com filtro objetivo solar adequado (transmitância inferior a 0,003% na banda visível e inferior a 0,5% no IV próximo), um equipamento que deve ser adquirido em lojas da especialidade.

Veja estas descrições nos métodos e equipamentos de observação e siga as instruções escrupulosamente.

Pode ainda dirigir-se a um local onde haja observações do sol por pessoas qualificadas e responsáveis.

Observar em segurança o eclipse solar FiltroSolarOcularTransp2

Observar em segurança o eclipse solar Metodo_projecaoSol-300x224

Observar em segurança o eclipse solar MegrezSolar_web

https://astronomia.forumeiro.com

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Astronomia » Sistema Solar » Sol » Observar em segurança o eclipse solar