Bem vindo ao fórum Astronomia PT
Para você ter maior interação com os outros membros deste fórum, é necessário a realização de um pequeno cadastro. Ao completar o registro e efeturar o login com seu usuário e senha terás acesso a todo conteúdo publicado.
Essa mensagem será removida quando o login for realizado.
LoginCriar uma conta

Fim da linha para o Progress M-27M

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Fim da linha para o Progress M-27M Empty Fim da linha para o Progress M-27M Sex maio 08, 2015 6:36 pm

Admin

Admin
Administrador
Administrador
Fim da linha para o Progress M-27M M-27M-3

O veículo de carga Progress M-27M reentrou na atmosfera terrestre às 0220UTC do dia 8 de Maio de 2015, após passar 10 agoniantes dias em órbita terrestre. A informação foi dada pelo USSTRATCOM e a reentrada teve lugar durante a sua 159ª órbita.

Lançado a 28 de Abril na missão ISS-59P, uma missão logística e de abastecimento da estação espacial internacional, o Progress M-27M terá sido danificado pouco antes da separação do último estágio do seu foguetão lançador. O lançamento havia ocorrido às 0709:50UTC a partir da Plataforma de Lançamento PU-6 do Complexo de Lançamento LC31 (17P32-6) do Cosmódromo de Baikonur, Cazaquistão, sendo realizado por um foguetão 14A14-1A Soyuz-2-1A.

Fim da linha para o Progress M-27M M-27M-61

Inicialmente parecia que todas as fases do lançamento haviam decorrido como previsto, porém quando se notou que as antenas do sistema de aproximação e acoplagem KURS não se haviam aberto, surgiram os primeiros sinais de que algo corria seriamente mal. Sem um fluxo constante de telemetria proveniente do Progress M-27M, a situação complicada na qual se encontrava seria confirmada mais tarde com a recepção de imagens que mostravam que o veículo estava descontrolado em órbita.

Todas as tentativas de retomar o seu controlo foram infrutíferas e a Roscosmos declarava o final da missão e a perda do veículo pouco depois.

O incidente que afectou o terceiro estágio do foguetão lançador 14A14-1A Soyuz-2-1A que colocou em órbita o veículo de carga Progress M-27M, ocorreu cinco a seis segundos antes da separação do veículo, no dia 28 de Abril de 2015.

O envio de telemetria foi interrompido na altura da separação do Progress M-27M, mas apesar da perda de telemetria, o canal de vídeo permaneceu em operação, fazendo assim que fosse possível observar a velocidade rotacional superior ao que seria aceitável numa ordem de grandeza, o que destruiu de imediato o sistema de controlo do veículo de carga.

As conclusões da investigação da falha que levou à perda do Progress M-27M deverá ser apresentadas até 13 de Maio.

Entretanto, os especialistas Russos que estão a investigar as causas do acidente que levou à perda do Progress M-27M, consideram que é necessário adiar o lançamento da próxima missão espacial tripulada que está prevista para 26 de Maio para assim garantir a segurança do lançamento.

O lançamento da Soyuz TMA-17M está previsto para as 1947:00UTC do dia 26 de Maio e deverá ser levado a cabo pelo foguetão 11A511U-FG Soyuz-FG (052) a partir da Plataforma de Lançamento PU-5 do Complexo de Lançamento LC1 ‘Gagarinskiy Start’ (17P32-5) do Cosmódromo de Baikonur, Cazquistão. A missão será tripulada pelo Russo Oleg Dmitriyevich Kononenko, pelo Japonês Kimiya Yui e pelo Norte-americano Kjell Norwood Lindgren.

O adiamento do lançamento pode ser entre 45 a 60 dias. Neste período deverá ocorrer o lançamento do veículo de carga Progress M-28M.

Foi também proposto que o regresso à Terra da Soyuz TMA-15M, que estava previsto para ter lugar a 14 de Maio, seja adiado.

Informações não oficiais referem que o Progress M-28M será lançado a 30 de Junho, que o lançamento da Soyuz TMA-17M tenha lugar depois de 20 de Julho e que o regresso da Soyuz TMA-15M ocorra em Junho.

Imagens: RKK Energia e Roscosmos

https://astronomia.forumeiro.com

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Astronomia » Bem-vindo(a) ao Astronomia PT » Novidades » Fim da linha para o Progress M-27M